Subscribe:

terça-feira, janeiro 08, 2013

MATERIAL ESCOLAR - A HORA DA FACADA!


Juro que esse é o momento que eu mais evito ever, das minhas obrigações de adulta. Ainda mais depois da multiplicação dos gremlins (ou filhos) que foram brotando conforme a gente tacava água aqui em casa.

Janeiro glorioso do IPTU, renovação da matrícula escolar, compra de material escolar, fim da nossa sanidade mental. É um saco, é obrigatório e não tem pra onde fugir!

Todo ano, eu e Engraçadão trabalhando, empurrávamos com a barriga até os estertores! Moral da história, pegávamos lojas entupidas, filas horrendas, material acabando, o que nos forçava a ir em várias lojas diferentes para completarmos a lista de material. O mais ridículo, é que geralmente tiramos férias em Janeiro e esse é o primeiro ano que nos ocorreu sair correndo pra comprar material!

Pois bem, ontem depois de uma peregrinação pelo Centro da cidade que incluiu lojas para artigos de videogame, almoço no Delight com a Cris Fontes e Starbucks (vou suprimir a perda de tempo no IBIS C&A), teve Casa Cruz para compra de 3 listas de material.

Alô mamães, alô papais! Eu disse três listas de material, nem uma, nem duas! Façam as contas (aceitamos doações em Real, Dollar ou Euro)! 
Maluco, é muita grana, muita coisa, muito cansativo.
A vantagem de ir antes de todo mundo, são lojas mais vazias, produtos nas lojas e vendedores que escolhem por vc. Só um porém, eu sou perfeccionista, por isso dou algumas dicas:


  1. Se a escola faz questão que vc compre um produto Faber-Castell, fique esperto! Essa marca pode ser linda, ter uma embalagem que lembra sua infância e despertar aquele instinto de pobre-tadinho-de-mim-q-nunca-tive, no entanto ela custa bem mais que outras boas marcas como Bic, Acrilex, etc. Portanto fique atento, pois custa 3x mais e eu não tô exagerando!
  2. Se atente para o fator papel higiênico, sabão em pó, limpa-vidro! Isso não é lista de material escolar, é lista de supermercado e dá processo. Escola que pede isso, não é um estabelecimento sério, a menos que eles provem que o aluno vai trabalhar fazendo faxina na escola. Aí são outros quinhentos!
  3. Muitas escolas dão opção de compra  dos livros didáticos no próprio estabelecimento de ensino, oferecendo opções de pagamento à vista com desconto ou parcelamento pelo preço cheio. Verifique na casa de materiais escolares se o preço cobrado pela escola é vantajoso ou não, antes de sair entregando seu dinheiro.
  4. Se possível não leve as crianças para essa empreitada, a menos que vc estimule-os a participar da compra, dando tarefas para ajudar a terminá-las mais cedo!
  5. Se vc optar pela ajuda de um atendente, deixe claro que ele deve pesquisar os produtos antes de tacar no cesto de compras. A tendência, é que eles sigam a lista ao pé da letra, o que significa uma lista mais cara.
Na idade da Dona Miúda, rola trabalhinho de arte todos os dias. Eles usam dos mais variados materiais, portanto papel isso, papel aquilo, forminha de docinho, cola colorida, tinta de dedinho, papel contact estampado e similares são pedidos e usados de verdade. 

No caso do Sr. Cabeça de Bolinha que está no jardim, a lista é muito parecida e pros três foram pedidos livros didáticos que ficarão na biblioteca da escola e nos serão devolvidos no final do ano letivo.

Entramos na Casa Cruz do Centro que é a maior, por volta das 17h ou pouco antes e saímos às 19:30h. Confesso, 90% da lista foi cumprida devido ao nosso planejamento totalmente inusitado. Quer dizer, teve um bom motivo. É que passaremos o mês de janeiro viajando direto e tínhamos que deixar isso resolvido. Foi bom porque aprendemos uma lição já para o próximo ano. A Casa Cruz parcela em até 6 vezes para compras acima de sei lá quanto. #FicaDica.

A seguir, segue dicas de lojas que vocês que tem seus próprios gremlins, poderão comprar:

  • Kalunga RJ - Têm bons preços, vende no atacado e varejo e possui diversas unidades no Centro.
  • Casa Cruz - O site da loja está em construção, mas aqui vai o site com os endereços das lojas físicas no Rio.
  • Lojas Americanas - Essa rede de lojas está há alguns anos explorando esse filão, praticando até bons preços. A dica é vc se antecipar a Janeiro quando encontra boa variedade de materiais.
  • Saraiva - Todo mundo sabe que o forte da Saraiva são os livros. Portanto vale fazer aquela pesquisa do online versus escola versus loja física. Ganha quem praticar o melhor preço, no entanto, livros são tão tabelados quanto remédios. Vc não vai encontrar uma graaaande diferença!
Além desses, não esqueçam de pensar fora da caixinha! Tem a Editora Melhoramentos que possui loja física em algumas cidades, tem a Fnac onde vc encontra livros a preços surpreendentes e muitas vezes, exemplares esgotados... o importante é se antecipar e pesquisar.

Se joga bee! E boas compras!

2 comentários:

Lulu on the sky disse...

Engraçadinha, é uma verdadeira aventura mesmo comprar material escolar. Acho válido comprar em Kalunga e outros atacados. Além de vc comprar em quantidade maior, o preço sai mais em conta do que na papelaria que eles ganham 1000% em cima.
Big Beijos

Unknown disse...

Verdade Lulu! O negócio é pesquisar sempre!

Linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...