Subscribe:

quarta-feira, junho 21, 2006

MOURA'S FAKE

Moura.
É só um sobrenome.
E ao contrário do que muitos pensam, o meu não é Pracaramba, como aparece no Grande Caldeirão das Almas Perdidas com o paitrocíneo de Google.
Nãããão. É Moura mesmo.
Com muito orgulho.
Ou melhor, era.

Semana passada de feriadão, fiz um programa família e muito gostoso, digamos assim.
Hoje é gostoso voltar lá.
Fui visitar minha querida vozinha. Hoje, matriarca dos Moura.
Estou dando essa importância, justamente pela simplicidade da situação.

Vó, não é aquela vó rica. Rica sim, mas em sabedoria.
Minha vó paterna, não foi uma vó tão presente por causa da distância. Sempre morou muito longe de mim e eu dela.
Quando pequena, eu ficava à mercê de Dona Engraçada, porque Seu Engraçado nunca foi dado a visitas. É o jeito dele!
Depois de grande, fui fazendo o caminho de volta p/ através dele me conhecer melhor.

Vovó Engraçadinha está com 80 anos e me recordo que outro dia no telefone, me disse que beijar na boca é muito bom. E que todo mundo precisa de um colinho de vez em quando. Que chamego, faz bem pra saúde do coração. É assim.
Vovó Engraçadinha sabe das coisas e não tem medo de revelar. Sua mãe já era assim também. Tanto que meu sonho é escrever sobre a vida da mãe de Vó. Daria pano prá manga. Seria um daqueles bafões imperdíveis.
Mulheres das décadas de 20, que já naquela época eram livres. Devem ter pago altos preços aos olhos da nossa sociedade, mas sempre foram livres. Isso, eu admiro e nisso me encontro.

Nessas visitas, a gente sempre fica conhecendo histórias sobre a família. Histórias recheadas da inocência daquele tempo e malícia implícitos. E eu viajando em todas as maioneses, vendo na minha super tela mental, o filminho tal qual se passava.
Minha tia, me contando sobre o marido da minha bisa, acabou desvendando um mistério impensado:

EU - Pois é tia, tava eu tentando fazer minha árvore genealógica num site cujo link foi passado pela minha irmã e acaba que não sei o nome completo da bisa, nem do biso. Queria saber mais sobre os Moura...
MINHA TIA (soltando uma sonora gargalhada!) - Os Moura????

EU - Sim tia! Entrei até no Orkut na comunidade dos Moura, mas não encontrei ninguém! É tanta gente, uma salada... uma zona!! Ninguém se entende e da família mesmo... uns dizem que vieram de Portugal, outros da Espanha... outros até da África do Norte...
MINHA TIA - Iiiih. Vc tá por fora hein?! Não foi nada disso. Vc não ia achar ninguém lá mesmo...

EU - Explica isso direito! É por isso q eu preciso da ajuda de vcs.
MINHA TIA (Ainda gargalhando!!) - Quem me contou foi sua avó e por coincidência semana passada! Esse negócio de apelido é uma merda mesmo! Sua bisa quando casou c/ seu biso era analfabeta e ele jogava futebol lá em Minas num campinho de várzea. E que-ri-daaa! O nome dele nunca teve Moura!

EU (Só piscando os olhinhos sem parar) - ???? (e repetidamente umas 8 vezes seguidas - é... - só c/ os olhinhos...)

Aaaah !!!! E Miss Moura!! Por favor, não morra agora, Ok?!

MINHA TIA (gargalhando quase q histéricamente da minha cara de pasma!) - É isso mesmo. Nun-caaaaa!

EU (Sem ar e sentindo as primeiras palpitações que precedem um infarto do miocárdio... talvez!) - Hã???????? (eu só consegui dizer Hã???????)
MINHA TIA - Hãããããã??? (Minha tia me arremedando c/ cara de boboca - igual a minha provavelmente!) É minha filha. Não era Moura. É isso mesmo. Moura, era apelido do seu biso.

EU - Mas tipo assim... como assim... (piscando as 8 vezes, gagejando e c/ as palpitações tudo junto) ... então... então.... nããããããããããoooooooo!
MINHA TIA - Siiiiiiiiimmmmm, querida! Siiiimmmmm. Sua bisa registrou os meninos c/ Moura, porque na hora de fazer o óbito dele, só sabia q chamavam ele de Moura, mas Moura mesmo não era. É a-pe-liii-doooo! Sua bisa era analfabeta, né...?!

EU (De queixo, zóio e tudo caído) - Como assim apelidoooooo?? Quer dizer então que eu sou uma farsa?? Somos todos Moura fake??
MINHA TIA - Sim meu bem. Todos Fake. É que naquele tempo, esse negócio de certidão não funcionava direito. As pessoas registravam filhos já tudo grande e quando tinha um infeliz que era mais famoso pelo apelido, quando casava ou quando morria é q botava o nome certo. Certo vírgula, né?! Aaaai... eu já ri tanto c/ essa história...

EU - Pois eu não tô achando graça nenhuma! Estou me sentindo nua. Pelada. Tanto respeito e carinho esse tempo todo por um sobrenome, prá quê?? Se eu sou fake...
MINHA TIA - Quer saber o nome verdadeiro??

Bom, essa parte nem se amarrada, nem sob tortura, nem fodendo mesmo eu não conto p/ ninguém.
Não adianta, que eu não conto. Só digo uma coisa:
Não é da Silva! Ufa!

E ponto final!!!

0 comentários:

Linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...