Subscribe:

segunda-feira, fevereiro 26, 2007

EU E MEU CABELO (A SAGA) - PARTE I


Tava assim em janeiro/2007 à base de muuuuito creme!

Minha voz continua a mesma, mas os meus cabelos...



Daí a vaca da cabeleireira fez isso, depois d'eu pedir bem curtinho e ela se recusar!


Pois é. Radicalizei. Passei máquina cinco.
E só hoje de manhã fiquei sabendo q a onda começou muito longe daqui, mais precisamente com Dona
Britney Spirros. E olha q eu nem sabia q ela metia a venta à vera! Sabia só q ela andava em más companhias (Paris Hilton)... mas q estava careca?
Não ando acompanhando os mundo das celebridades. Como todos sabem, além de ter apenas dois neurônios, sou um pouco altista também!

Mas voltemos.
Minha briga c/ cabelo já é coisa antiga. Vem dos tempos de quando eu era Engraçadinha mirim.
Vou ficar devendo as fotos, aliás, ando devendo muitas fotos mesmo. Eu sei. Mas é q sem scaner fica difícil recuperar coisas antigas.
Sem contar q eu não andava nada orgulhosa do meu pelo, por isso fugi dos holofotes. Meeeenos Engraçadinha!! Muito menos, por favor!
Tá bom! Das câmeras, melhorou?!

Eu me lembro de quando pequena, beeem pequena, q naquela época, só quem cultivava looongas madeixas, eram as donas de cabelo liso ou c/ hené, lembram?? Década de 70? Pois então?!
Dona Engraçada, era adepta da touca e antes de namorar Seu Engraçado, ela andou abusando do hené. Contudo, apesar de morena, conservava traços finos, todos achavam q era natural. Ela era neta de índios, isso também ajudava a disfarçar.
Comigo ela não cometeu tal crime.
Eu não fugi do cruzamento de mulato c/ índio c/ jacaré + crocodilo, por isso, meus cabelos eram cacheadinhos.
Meu único problema, não era o fato de serem cacheados, mas de eu ter cabelo demais. Então, meus cabelos cresciam pro lado.
E não foi uma nem duas vezes q escutei Seu Engraçado falando:

SEU ENGRAÇADO - Cooorta o cabelo dessa menina!

Era ordem. Lá iam me levar ao cabeleireiro meter a tesoura no meu pobre cabelinho e eu ficava c/ aquela cara de menino.
Não q tivesse o rosto masculino. Nããão. Usava brinco desde cedo. O problema é q vestidinhos femininos, só nas festas e era rotineiro, eu ser vista de shortinho e camiseta = menino.
Lembro q uma vez no clube Santa Luzia, uma mulher gritou de pavor, ao me ver no banheiro - ela estava pelada tomando banho! - eu fiquei super constrangida e apesar de dizer q era menina, a vaca só se acalmou quando eu saí do banheiro.

Ficava toda orgulhosa quando deixavam meu cabelo crescer e minha vó Lourdes caprichava na maria-chiquinha, mas logo vinha Seu Engraçado e...

SEU ENGRAÇADO - Cooorta o cabelo dessa menina!

Eu sei lá, mas acho q ele queria mesmo ter um menino. A qualquer preço!!

O tempo foi passando e Seu Engraçado começou a se preocupar mais c/ as vadias na rua, q c/ meu cabelo. Daí, comecei a querer vê-lo na cintura.
Já era década de 80 e as irmãs Garcia (leia-se Rosana e Isabela) deram seu grito de liberdade aos cabelos cacheados. Foram ajudadas por Marília Gabriela, Debora Bloch, dentre outras. Eu achava esquisito aquele bando de cacho solto e grande. Parecia uma juba de leão, mas mesmo assim, me senti mais segura p/ perseguir meu sonho e deixar crescer e me sentir mais feminina.
Eu já tinha aquele jeito extrovertido elevado a máxima potência de um moleque, precisava de fachada!

Só q comecei a andar c/ umas meninas q tinham cabelo lisinho, daí meu sonho desvirtuou um pouco. Já não queria mais cabelo grande!
Queria cabelo grande e liso. Antes morava perto de morro e cabelo liso lá era nenhum, práticamente. Depois q fui morar em apartamento c/ gente branca, comecei a querer q meus cabelos balançassem. Imagine!

Lá pelos 11/ 12 anos, convenci minha mãe a deixar eu alisar o cabelo. Ficou lindo por algumas semanas, mas além de cheio, meu cabelo cresce mais rápido q erva daninha, daí, a química foi saindo e o cabelo foi ficando hor-rí-vel. Alisar custava caro! Na época, fui no mesmo salão que a Sônia Braga alisou p/ fazer Gabriela. Ou vcs acham q ela nasceu c/ aquele cabelo lisinho?? Tolinhos!!!
Daí eu mesma me rebelei. Uma coisa q não agüento desde pequena, é ficar de cabelo feio. Preferi passar a tesoura e ficar c/ cabelo joãozinho, q ficar c/ o cabelo artificial.

Continua...

0 comentários:

Linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...