Subscribe:

segunda-feira, janeiro 07, 2008

É O MILTON

Queridos amigos, pela falta de tempo e de disposição, nesta fase de adaptação de jornada dupla em todos os sentidos, estou postando um texto q fiz dia 03/01/2008, direto do tronco e por email, porque de lá, bloquearam a página do blogger.

Isto significa, q toda terminação q tem blogger, eu não visualizo, incluindo alguns amigos queridos q aqui freqüentam. Aliás para estes, eu vou pedir paciência, porque talvez minhas visitas fiquem menos freqüentes. Eles podem também, mudar prá blogspot, porque este eu enxergo. Só não posto.
Então... quem me xingar por último é mulher do padre!



Quer saber como foi meu ano novo??
Ah... foi o fim de 2007 e o início de 2008.
Está ótimo assim e pulemos essa parte!

Acho q quase ninguém q eu conheço, aprecia Milton Nascimento. Inclusive eu
mesma, achava ele um xarope.
Mas ontem, graças ao Sr. Cabeça de Bolinha e a Rede Bobo de Televisão, que
reprisou o Som Brasil, aliás, um dos poucos programas de qualidade da TV
aberta, ontem pude vê-lo.

Foi depois de conviver com uma chefe que era aficcionada por ele e ouvir já
na fase pós-adolescente no rádio, que eu comecei a gostar de Milton. Acho q
poucas crianças são capazes de gostar dele. Tem q ter maturidade...
Eu tive primeiro que começar a cantar, para entender o jeito Milton
Nascimento de ser.
Quando a gente ama cantar, a gente não se contenta só em soltar a voz. A
alma, quer reproduzir todos os sons.
No caso da música dele, que trabalha com instrumentos riquíssimos e não só
os triviais guitarra-viola-bateria-baixo, a alma quer reproduzir cada som.
E é aí, que entra a esquisitice do Milton, com seus falsetes no meio da
música.
Com isso, eu percebi que só Milton pode cantar Milton.

No pograma da Grobo, cantaram com ele, um grupo teatral q toca música
também. Tão original, mas tão original, q eu achei uma merda, então pulemos
esse, q essas coisas muito mudernas, tem hora q enchem o saco. Nada melhor
q a simplicidade das coisas. Aliás, a Simplicidade é bela!
Peço que abstraiam o fato de eu não lembrar o nome de ninguém, fora o de
Milton. É porque eu vi com um olho aberto e outro fechado, já que eu teria
de vir trabalhar hoje e já passava e muito da meia noite.

Dos três que se apresentaram, apenas uma cantora carioca, muderna,
representou bem Milton. Tinha uma candura na voz, q quem não gostar daquela
moça, tem pobrema de junta!! (Junta tudo e joga fora)
A outra, foi a Shirle Moraes (q porra de nome de pobre-generator é esse??)
q insiste em imprimir seu estilo roqueiro em tudo q canta.
A ex-ganhadora do Fama, desafinou pelo menos 1x em cada música, porque
afinal, cantar Milton, não é prá qualquer um, muito menos com batida Rock
'n roll!
Ainda assim, a gente limpa os ouvidos quando era a vez dele abrir a boca.

Eu entendo Milton.
Quando finalmente comprei um CD duplo dele em 1995, não parava de ouvir e
ao aprender algumas músicas, soltava o gogó e o falsete prá acompanhar a
clarineta, o Cello (Violãocelo) ou mesmo o dedilhado da viola.
Música de Milton, quando chega nos ouvidos e estes entendem o q aquilo quer
dizer, faz ligação direta com a alma, daí, prá quem gosta de cantar, não
tem jeito, a alma toma a frente e a voz se expande por toda a música.
É de arrepiar os cabelinhos do cu.

Se quem ouve Bituca não sente ou nunca sentiu isso, muito provavelmente,
não abriu os ouvidos prá entender o q ele diz.
Pode ser uma pessoa com deficiência auditiva, pode ser uma pessoa
preconceituosa (práqueles q detestam MPB - existe, sabia?), pode ser uma
pessoa cheia de cera no ouvido mesmo...

Agora se vc é adulto, já passou por um bocado de coisa na vida, já riu, já
chorou, já teve amigo, amor, brigou, sorriu, caiu, amou, quis morrer, tomou
porre, lutou pela terra e pela natureza, se já brincou descalso, ou mesmo
se machucou muito prá depois se levantar sorrindo... bom meu caro e querido
leitor, impossível vc ouvir Milton, sem nem ao menos dar aquela
arrepiadinha de leve.
Se vc é amante da boa música apenas, do bom arranjo, de uma bela melodia,
então, vc já até gosta de Milton. Mas pode ser q vc não saiba...

É por isso que hj, eu quis render todas as homenagens a ele.
E essa, é uma das músicas dele q tem ligação direta com a minha alma.


Engraçadinha põe na vitrola: Um Gosto de Sol - Milton Nascimento e Gal Costa

0 comentários:

Linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...