Subscribe:

quinta-feira, janeiro 26, 2012

ATÉ OS 2 ANINHOS: A IDADE DA PIRRAÇA. COMO LIDAR?

 
Essa idade chata dura até os 3 anos. A idade da pirraça.
Uma idade em que as crianças testam seu limite insanavelmente e vc não pode bater, não pode botar de castigo (depois dos 2 anos até sim), não pode atirar pela janela, não pode simplesmente nada. Só ter paciência. Oi?
Fase extremamente desgastante, porque a criança ainda não entende totalmente as próprias atitudes de forma que comporte um castigo e por outro lado, usam da pirraça à vontade como artifício para atingir seus objetivos. É um beco, que até tem saída. Vai muito da maneira como se educa o filho!

Dona Miúda está bem nessa fase e a gente se sente impotente, porque diante daqueles gritos, do pulmão avantajado que ela tem, que sacode os pilares do prédio e do morro, senta e chora, a única coisa q a gente pode fazer, é esperar a maré passar!

Então, aí vão as minhas dicas para os momentos de tempestade.
Eu domei dois garanhões, que hoje são verdadeiros cavalheiros, adorados pelas mães de amiguinhos, não há de ser uma cabrita sem-vergonha q vai pôr minha casa abaixo! Ah mas não vai!

Dica de nº1: Não se deixe enganar pelo grande amor que vc sente pelo seu filho. Seja firme e não ceda a choradeira -> Ele não vai te respeitar se vc não souber impôr limites.

Dica de nº2: Deixe bem claro desde muito cedo quem é que manda na casa-> seu filho Até quando está cedendo, vale fazer o discurso mamãe vai deixar só porque...

Dica de nº3: Nessa idade antes dos 2 aninhos, é normal a criança jogar coisas no chão só de pirraça, puxar toalhas, abrir armários, se jogar no chão quando não quer alguma coisa -> Saia de perto dele(a) - desde que não esteja em risco - com aquela cara de quem não está gostando nada do show. Não incentive perguntando o que a criança quer, porque muito provavelmente ela só quer se jogar e fazer manha.
 
Dica de nº4: Quando a criança está cansada de tanta pirraça sem receber a atenção pretendida, ela mesma dá sinais desse cansaço. Geralmente, eles atendem quando a gente oferece colo, por exemplo. Pedir para o outro interceder também vale.

Dica de nº5 (a dica de ouro): Pai e mãe devem - sobretudo em uníssono, ao menos na frente das crianças - falar a mesma língua! Essa história de um desautorizar o outro na frente do filho, acaba com qualquer educação; porque todo mundo gosta de um mole. É da natureza humana, não adianta. Então a criança sempre vai recorrer ao responsável mais permissivo para conseguir as coisas. Esse eu chamo de "O cu da questão".

Passado o momento "olho do furacão", aí cara amiga leitora do reino das moscas, é a hora de dar água, limpar as lágrimas, pegar no colo... em casos mais extremos, por exemplo, quando a galega resolve fazer a Shakira (Loka!) e fica naquele estado impossível de acalmar, o melhor é pegar no colo com ela esperneando mesmo e botar debaixo do chuveiro. Claro, eu entro com ela, ou o pai.
A gente dá aquele banho rapidinho, mais para acalmar e tirar o suor + as lágrimas + cabelo na cara e ela já sai outra. Ainda de manha, claro, mas sem o amplificador. E nesse momento a gente dá o que pode.

Às vezes a criança simplesmente chega em casa de ovo virado e qualquer coisa pode desencadear a manha.
Sr. Cabeça de Bolinha por exemplo, jogava biscoitos no chão, quando o biscoito de sua imaginação inexistia no armário e a gente dava o de maizena. Quando ele fazia isso, a gente não oferecia mais nada. Fazia ele pegar do chão, jogávamos no lixo e isso já era o suficiente pra ele se jogar no chão e iniciar a manha. Nessas horas, o melhor era deixá-lo sozinho.

Pacotinho era o mais hilário de todos. No meio da crise de se jogar no chão, eu costumava dizer q então ele ia ficar ali chorando sozinho e partia pro outro cômodo. Então 1min depois, no cômodo q eu estivesse, aparecia um corpinho jogado no chão rolando e chorando. Ficávamos nessa de eu fugindo e ele me perseguindo pra fazer manha. Até q ele cansava e a gente se entendia.

Não adianta entrar na vibe da criança.
Nós pais, somos seu esteio. Se perdermos o controle da situação, ou a criança vai se aproveitar para assumir o controle (quase sempre da maneira mais caótica possível) e perderá fatalmente o respeito, ou ela se sentirá tão perdida quanto nós.

Fato é que manha e pirraça são muito normais nessa idade, cansam a nossa beleza, claro, mas passam. Depois dos 2 anos ou conforme o entendimento da criança, já pode pôr de castigo e daí, tudo fica mais fácil.

Bj na bunda!

47 comentários:

Flavio disse...

Minha querida amiga, eu não sou pai (nem serei!), mas isso não significa que não possa opinar, afinal, opinião é feito... Bom, vamos pular essa parte. Duas palavras: amor e firmeza! A criança desde cedo já sabe explorar o ponto fraco dos adultos e se os pais não têm pulso forte (bananas?), é nesse ponto que esses pequenos terroristas concentram o ataque!

Beijos!

Luciana disse...

Caraca, dicas preciosas! Me amarrei! Se permite dizer, na última vez que estive na sua casa, vi D. Miúda fazendo essa manha e adorei a condução de vcs. Amiga, vcs mudaram muito desde o pacotinho. Ser pai e mãe é O aprendizado, né não?
beijos para toda a família!

Unknown disse...

Exato. Vc nã é pai, mas é tio não é? Sabe bem como é a luta.

Oráculo disse...

MINHA LINDA EU TENHO VONTADE ATE HJ DE JOGAR PELA JANELA COLOCAR NO MICRO EM ALTA POTENCIA ETC ETC ETC BJSSSSSSSSSSSSSSS

Tatilda disse...

Ai querida, estou passando por essa "fase", é tão bom saber q sobrevivemos depois disso!
Carol faz birra pra tudo nesse momento! Se al não consegue montar um brinquedo chora, se não consegue colocar o calçado chora, se não qero o suco q a gente oferece chora, se quer brincar com algo q nao pode chora, se ta com sono chora, se quer sair chora, se quer dormir chora.. estou ficando enlouquecida eu juro! Eu tento ter paciencia, mas ta osso! Acredite, ela acorda e o ritual é sempre o mesmo, trocamos a fralda, colocamos a roupa de escola, toma mamadeira e saimos! Pois ela não quer mais trocar a fralda! E logo cedo é aquele escandalo! Qual sanidade mental sobrevive a isso, ultimamente ela dorme chorando e acorda chorando e eu me culpando, será q estou fazendo algo de errado!
Quinta feira na volta da escola ela não queria sentar na cadeirinha, simplesmente "decidiu" q aquele dia não queria sentar! Pois eu fui firme, mesmo ela não me deixando prende-la eu coloquei ela a força na cadeirinha e fiquei segurando! Ela espernou, perdi as contas de qtas vezes ela bateu a cabeça por se jogar pra traz, me beliscou e gritou, gritou muito como eu nunca tinha visto! Eu só segurava ela não falava uma palavra, até me beliscar ela beliscou acredita?...rs Cheguei em casa arrasada física e mentalmente... Chorei por horas seguidas tentando entender o q há de errado! E na verdade ainda não consegui descobrir!...rs
Boa sorte pra nós, pq sinceramente, se for isso até os 3 anos de idade, vou preparar uma casa de repouso antecipadamente...

Fernanda Freitas disse...

E por essas e por outras que não tenho coragem (nem um pai decente também, claro) de ter outro filho um dia. Agora eu entro no chuveiro pra cair a real e olhe lá.

Lara Mello disse...

Adorei o texto, aprendi muito com ele ^^

Morena disse...

Esse post veio no dia certo!!! Nossa o Andrézinho tá fazendo muita manhã! é jogar as coisas, é querer colo, e berrar... eu que n sou mãe tento dizer não, sair de perto e deixar ele chorando.

As dicas são ótimas!!! eu lembro qdo meus pais discordavam e ainda discordam na nossa frente!!! é só escolher o lado do cedente! Muito easy rsrsrs

Beijos saltitantes

Unknown disse...

Hum... Quando diz esse "nem serei" (pai) provavelmente será e dos mais babões rss...

Unknown disse...

Ah! Adorei seu post. Sou mãe de três! Os primeiros já são adolescentes, Natália 17 e Gustavo com 15 e agora estou "domando" o Arthur de quase 2 anos rss... Os primeiros corrigi bem nesse modo e deu super certo, e agora estou novamente nessa fase com o caçula. Boa sorte para nós.

Beijosss

PS: Já estou seguindo

CACAIA disse...

simplesmente perfeito!

Unknown disse...

Nossa! Um temporão!
Então força na peruca, mulher! E obrigada pela visita!

Unknown disse...

Obrigada pela cisita e elogio!

Ana Márcia Cordeiro disse...

Achei esse texto no meio de uma crise homérica de pirraça do meu pequeno. Não passei por nada disso com o maior (5 anos) e estou estranhando muito.

Próxima compra de livro será o seu!

Grande abraço!

Anônimo disse...

Achei ótimas suas dicas, Obrigada!
hj eu passei por uma situação d pirraça, se jogar no chão e mtos gritos no consultório pediátrico, minha cara foi no chão, e comecei a me culpar, cheguei em casa, chorei pensando no q errei, aff...espero q essa fase passe logo!

Anônimo disse...

bem .. o meu tem 2 anos , já dou umas tapinhas já botei duas vezes de castigo no quarto com a porta fechada.... e por incrível que parece quando faço isso ele se mansa todo. Mas não resolve Pq ele volta a fazer isso volta e meia... aff responsabilidade pesa,e educar uma criançamais ainda !!! mas sempre quando boto de castigo e dou uns tapa ,eu digo a ele o quanto eu amo ele...... não tem um dia qu não falo isso....

Anônimo disse...

Boa tarde, gostaria de dizer que AMEI esse post, simplesmente pq ele relata o que estou vivendo no momento!!! Meu marido e eu estamos fazendo exatamente como diz as suas dicas e ainda assim está difícil, mas, creio que logo passará, pois, a nossa pequena escandalosa ainda tem 1 ano e 10 meses e faz escândalos horrendos, quase morremos de vergonha hahahahaha ela berra por tudo chora por tudo... affff Só Deus e essas dicas para ajudar!!! Bjs

Anônimo disse...

Tenho gêmeos e o Varão que ta nessa fase. Me identifiquei muito com seu caso. Eu e minha esposa estamos a beira da loucura. Quando ele começa, a irma segue em solidariedade (cúmplices em nos enlouquecer) e é uma aquela choradeira. Preciso acreditar que isso vai passar. Mas antes vou procurar ajuda proficional.

Daniele disse...

Aqui não tem choro não, mas beliscoes e se jogar no chão tem de sobra. Achei q fosse pq ele ainda não fala (2 anos), mas vi que é mais normal do q imagino. E sim, tem hrs q tenho vontade de pendurar no varal e deixar lá

Unknown disse...

Adorei a dica tenho 2 filhas a de 12 nunca me deu trabalho agora a de 2 a ninhos só Deus na causa ela ate esfrega o pé um no outro off!

Gisele Herling disse...

Eu adorei suas dicas, estou no olho do furacão ...Praticamente louca, sou divorciada e moro com meus 3 filhos de 16, 11 e 2 anos, como é desgastante lidar com tantas fases diferentes, fico feliz em saber que vai passar e sairemos vivos...rsrsrsss
Beijo querida, sucesso com seu blog...ameiiiii!

mirrviana disse...

É bem desse jeito!!Passando tbm pelos mesmos desafios de todos os pais aqui,e como ta difícil viu,principalmente quando se tem visinhos que Ñ compreendem nem um pouco,como se nunca tivessem sido crianças e só fazem reclamar!!

Anônimo disse...

Meu filho tbm faz essas coisas, principalmente na hora de trocar fralda se joga no chão, bate nos móveis e chora e chora mas estou tentando ser mais firme com ele mesmo sabendo que só tem 1não e 3meses é muito inteligente tudo o que vê aprende e faz....

Michelly disse...

Nossa vida passando por isso duplamente com minhas princesas. Tenho 2 rapazes e ganhei de presente a dupla que parece combinar para me enlouquecer...além dese jogar no chão também batem a cabeça. Não passei por nada parecido com os meninos (caçula hoje tem 13).Será que já nascem sabendo pirracar?A pediatra ja tinha dado a dica deixa no chão até cansar.Elas tem 1 ano e 4 meses confesso que estou esgotada.Fico pensando onde foi que eu errei...Mas força na peruca,se é só uma fase,vai passar.

Unknown disse...

Meu Deus o fase complicada...minha pequena tem 2 anos e 7 meses está fazendo pirraça na hora do banho tirar e colocar roupa que tortuna, e quando falo não que chororo que está fase passe rápido pois minha paciência é curta e eu acabo batendo nela te amo princesa!!! Belo texto

debora** disse...

boa tarde ! que fase mais dificil em, nossa ja nao sei mais o que fazee ; agora minha mirella resolveu que vai comer sozinha mas tudo .... iogurte danoninho comida tudo ... pior que e mais na roupa e no chao do que na boca.rs tudo se joga no chao e coloca a carinha no chao .axo ate bonitinho rs; mas nao demonstro de maneira nenhuma .o pior e o chororo que nao aguento mais. .. minhas noites estao tortuosas porque a pequenina quer brincar e de madrugada ....presciso de ajuda...

Cacá Baptista disse...

Eu até queria outro, mas cada vez que a minha filha faz birra, eu lembro das noites em claro, das cólicas infernais, dos gastos e .... DESISTO na hora dessa idéia! Vou ficar só com ela nesmo que já tá bom demais.

Unknown disse...

Adoreeeei...ja2fiquei fã..os termos usados são os melhores...vc deacreveu minha situação..obrigada😘 e bjo na bunda😂

Anônimo disse...

Gente a minha princesinha tem 4 meses e 24 dias e já faz pirraça.
Grita,finca o pé e se joga para trás.Eu fico imaginando daqui pra frente como vai ser!SOCORRO!!!!
Mas eu falo pra ela que quem manda nessa budega sou eu!!
Hoje ela fez pirraça pra comer a frutinha,eu disse que ela ia comer sim(mesmo sabendo que ela não entende nada rsrs).
Temos que mostrar quem manda desde cedo,senão eles se aproveitam!!
Que Deus tenha piedade de nós! kkkkkkkkkkk

Unknown disse...

Meu filho vai fazer 3 anos em abril nunca foi de chorar e de 1 mês pra cá ele faz pirraça 1 hora sem parar não sei Maia o que fazer fico me culpando ele nos deixa nervosos chora muito por nada em Janeiro tirei a chupeta e em fevereiro começou na creche será que isso está influenciando preciso de ajuda

Alana disse...

Boa tarde. Como está sua filha agora?? A minha faz 2 anos daqui 3 dias e está um horror, mais de 15 pirraças por dia, não consigo mais trocar a roupa dela normal, sempre faz escândalo brabo pra trocar de roupa, tá tendo q dormir de uniforme. Ela faz pirraça pra tomar banho, colocar e tirar sapato, trocar de roupa, escovar os dentes, comer, pentear o cabelo, quando a gente fala não pra ela, quabdo chamamos a atenção dela...etc etc. Estou ficando doida!!

Fabiano disse...

Ufa! Depois de ler esse texto e os comentários achei que os problemas fossem nosso (Pai e mãe), ou então do nosso Edu... Pensando bem, analisando os comentários, ele nem é tão birrento assim...; )
Parabéns pelo blog!

Anny disse...

Estou nessa fase com a minha mais nova de 2 anos e 4 meses....Nunca passei por isso com os outros uma de 6 anos e um de quase 4...
Ela chora por tudo, quer mexer em tudo, deu pra acordar de madrugada e escandaliza, quer acordar os irmãos para brincar, fico até com vergonha dos vizinhos pq ela chora como se tivessem matando ela...ww isso me deixa tão exausta que as vezes tenho vontade de sumir.. Mas ai quando vejo aquela carinha tão linda tenho esperança que um dia (logo, logo se Deus quiser) isso passe!!

Vivian disse...

Tatilda seu post é de 2012. E aí sobreviveu? Me diga pois estou na situação agora em 2017 com minha pequena de 1 ano e 7 meses

Unknown disse...

Boa madrugada, meu bebê de 1.3 acha pouco as birras q faz durante todo o dia deu pra acordar no meio da madrugada pra gritar, chorar, pirraça, fazer tudo q uma boa birra oferece, nesse momento de desespero entrei no google e feito louca fui pesquisar pra saber onde estou errando ou se ele tem algum probleminha, daí encontro seu texto e amei... Tenho duas mais velhas uma de 13 anos e uma de 11 anos, elas foram super fáceis de ensinar e educar... Já meu bebê me faz sentir muito frustrada, ta difícil demais, me sinto exausta, já não sei mais como agir... Mas pelo menos seu texto e todos depoimentos me deram um certo conforto, sei q não é só aqui essa crise, q é bem comum nessa idade... Parabéns pela página

cleiciane Rabelo disse...

O post está top, isso tudo é verdade, firmeza é a chave do negócio, pense bem antes de dá uma ordem, para que não tenha que voltar atrás. estou sempre fazendo isso mesmo que doa em mim. porque sei que é para um bem futuro
Em ralação ao castigo, eu sempre digo antes para não fazer,e se continuar vai ficar de castigo. aí se continuar, tem que ir pro castigo. então,digo, você está ficando de castigo por isso e isso, passando o tempo eu pergunto por que você ficou de castigo? ela vai responder. depois diga pra criança pedir desculpas e dizer que não vai mais fazer aquilo. aí vocês se abraçam e ponto final. funciona, eu sou a única que coloca minha filha de castigo o pai a vó e o vô não. e eu sou a única que ela escuta. tanto que todos quando estão vendo as birras dela eles me chamam pra resolver.
estão todos bem.
Boa noite!

Unknown disse...

É...agora são 5:25h da manhã mas estou acordada ia dar ainda 4h, fui deitar mais de meia noite. Minha princesinha de 2 anos e 4 meses resolveu fazer valer essa fase.Na igreja gritou, chorou, esperneou, voltou a gritar e depois de me sentir mega constrangida resolveu ficar de Boa... mas bem depois de mts constrangimentos.
Acordou de madrugada e nitidamente cheia de sono, gritou, chorou e qnd ocorreu o confronto... mais gritos!!! Mais pirraça!!!(ah! Pensou que ela tivesse parado né, que nada)
Não amanheceu e estou esgotada mentalmente, abalada psicologicamente e fisicamente nada diferente.
É mais que complicada essa fase, pq são mts pitacos, mts reclamações do tipo: Nossa cm chora? Nossa que garganta hein? Ou então as trocas de olhares das pessoas que acham que em seu lugar fariam o melhor.
Estou cansada,mas não posso entregar os pontos, quero minha princesinha com limite, então quando não o obedece vai pro castigo, quando tenta medir esforços, leva a palmadinha sim.
Não converso qnd ela acorda de madrugada e deixo claro que é horário de dormir e descansar, não de colo, não de conversas ou brincadeiras.
Mas tomei uma decisão, assim que ela resolver dormir, não será até o horário que ela quiser, todos os dias a acordarei no máximo 9h, msm meu corpo e mente pedindo o travesseiro a cama, o silêncio.
Que Deus nos ajude a passar por essa fase e encarar as próximas que sinceramente não faço a mínima ideia de cm será rsrs.

Mãe de primeira viagem e sem estrutura alguma pra outro filho 😉

Unknown disse...

Estou passando por isso,só q n e minha filha, sou baba e umas das crianças têm 2 anos e tá numa pirraca feia, o pior é que com a mãe e tudo as mil maravilhas pois ela cede , só q aki não aí quando faz algo errado e vou chamar atenção aí começa o show e eu q sou a errada, agora a mãe veio falar q talvez vá sair do serviço pq a menina faz pirraca todo os dias quando chega aki etc... mas como lá nao tem limites tá tudo certo, e ela fica aki o dia todo enão tenho q colocar limites sim, o q vcs acham ? Estou errada

Maria lucia disse...

olá. entrei no poste desesperada.Minha filha tem 1 ano e 7 meses está numa fase terrível, hoje saímos e ela queria porque queria andar na calçada. Eu segurei até o pai dela pegar. eles se debatem muito na pirraça acaba machucando a gente. foi então que ele de a vontade dela é e num descuido ela quase atravessou a rua e vinha um carro eu fiquei desesperada! sinceramente sou mãe de primeira viagem, não tenho ninguém pra me ajudar.foi aqui que encontrei uma forma pra tentar resolver o caso com ela. Estou ficando louca , como é possível um ser tão pequeno fazer tanta pirraça assim. não tenho prazer de sair com ela, chora, grita, esperneia e a gente que e mãe tem q arrumar forças, da muito trabalho geralmente sobra mais e pra mãe do que os pais.. Me sinto culpada e com vergonha da forma como ela esta agindo! Ser mãe e é uma dádiva, mais e muito difícil. obrigada.

Unknown disse...

me identifico! kkkk
juro. nao sei mais o q fazer.
meu filho tem 1 ano e 2 meses. sempre foi bonzinho. agora parece outra criança. é pirraça pra tudo o dia inteiro

Lorena Morais disse...

Rachando de rir com esses depoimentos!!!!

Vida disse...

Nossa avó estou tomando camalte pra ñ surtar kkkkk até 3 anos estremos no manicómio....mas gostei das dicas. Bjus boa sorte.

Rayssa Branco disse...

Eu to exausta com essas atitudes dessas crianças de hoje em dia. Eu passo luta ao extremo com 2. Me tira do sério, que é vontade de esganar. Que essa fase berrante passe logo

Unknown disse...

Credo misericórdia

Unknown disse...

A minha é só Deus na causa!

Unknown disse...

E quando a pirraça é em público
Faz o que?

Unknown disse...

Oi pessoal tenho uma filha de 2 anos e 5 meses e me identifico com vocês,não sou mãe de primeira viagem tenho uma menina de 9 anos mais ela diferente nunca me deu trabalho agora a Ana a minha pequena de 2 meu Deus tem dias que choro escondido de tanto stress ela e difícil quando tá brincando e não consegue fazer algo chora grita bate na cabeça se eu digo não ela chora grita fica sem ar se joga e não hora e lugar na rua em casa em qualquer lugar faz escândalo as pessoas ficam olhando pra gente e cochichando e realmente muito constrangedor mais eu não cedo ,E o pior são os outros falando que ela tem problema que devemos procurar ajuda e isso fica na cabeça mais eu lendo aqui vi que normal a Ana ela e uma menina simpática fala obrigada por favor e um amor quando ela faz birra ela da um show espero que essa fase passe logo porque agora ela deu pra fazer birra pra não dormi de madrugada aff

Linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...