Subscribe:

segunda-feira, outubro 09, 2006

DOIS FILMES


Ontem não estava pronta ainda p/ voltar àquela casa!
De maneira que fiquei muito bem acompanhada, na minha casa mesmo.
Engraçadão partiu com Pacotinho perto da hora do almoço e eu fiquei c/ a tábua de passar roupa, o CD 5 de Sex and the city, Casa de Areia e Lavoura Arcaica.
Ok.
Vamos por partes!

Casa de Areia



Eu vi o making of num desses canais de séries e filmes. Não sei bem se foi no Cineview do Telecine... é... acho q foi.
O Filme é Andrucha Waddignton - o maridão da Fernandinha. A propósito, eu como crítica de cinema, sou uma merda mesmo, porque nem apresento os atores!
Vá lá, é com Fernanda Torres-Montenegro, Seu Jorge, Stênio Garcia e outros.
É a história de duas mulheres (mãe e filha, mãe e filha) - Por quê duas vezes no parêntese? Ué, porque elas fazem o mesmo papel duas vezes. Aliás grande sacada do Andrucha, hein?! Depois de casar c/ a Fernandinha, ele realmente se ligou que são mãe e filha meeeismo, e daí, resolveu ganhar dinheiro c/ isso, fazendo ainda por cima, economia de atores.
Esse cara é bão!

Então? Elas saem da Capital em 1910 e vão morar nas terras do marido da filha. Chegando lá, percebem q o cara comprou terras no meio do nada. Leia-se lençóis maranhenses - O labirinto.
Eu particularmente, achei q o filme seria uma merda completa. Na época de Cineview, fiquei super empolgada e tal, mas depois eu pensei... o que será q acontece? Não deve ter dinâmica esse filme. Será que ele é realmente melhor que Dois filhos de Francisco só porque tem duas estrêlas??
É. O filme é meio moroso. Muita fotografia, beleza no meio do nada... aí ele engrena. Tenha fé que ele engrena.

É uma história bonita. Depois de constatarem que estão na merda até o pescoço, a filha tenta desesperadamente sair dali e lórrico, não consegue. Já c/ uma filha grandinha, q no futuro será ela mesma (a Torres), ela se envolve c/ Seu Jorge, q digamos, era um minhoco local.


Imagina vc! Tá lá, no meio do nada, há mais de 10 anos sem ver a cor da jabironga, olha p'rum lado, só tem areia, olha pro outro, mar aberto, olha prá trás, sol e nuvem, olha prá frente, Seu Jorge. E vc naquela seca q dá gosto!



Não tem moda, não tem televisão, não tem câmera filmando (bem, nesse caso tinha, mas deixa prá lá!).
Bem... não tem tu, vai Seu Jorge mesmo! E ó que ele dá um trato bonito na moça. Com Andrucha vendo e tudo! Aí a câmera brinca, né?! Mostra peitinho arrepiado, mostra o matagal, gemidos... esses casais de hoje em dia... eu hein?! E Andrucha lá... dirigindo tudo!
O filme é bom.
A história é bonita.
As interpretações ídem. São tão naturais, tão sinceras, q vc fica se imaginando se sairia de lá. Do meio do nada, onde elas estão.
Sairía né?!

Lavoura Arcaica


Um dia eu fui à casa de um amigo, O Chris e ele tinha alugado Lavoura Arcaica.
Antes de saber por ele, eu li uma matéria sobre o filme, no jornal O Bobo.
Soube q o processo criativo foi super doloroso e que os atores ficaram alguns meses numa fazenda longe de tudo, p/ entrar no personagem. Fariam um filme do início do século XX e teriam de estar no clima. Sem relógio, sem TV, sem jornal, ordenhando vaca, arando a terra e o personagem entrando na bunda de preferência.

Fiquei empolgada, afinal, sou cinéfila. Dura, mas cinéfila! Até trabalhei em loucadora. Foi meu primeiro emprego.
Antes de chegar no Chris, lembro que dei 2 mas mantive o respeito e lá chegando, ele botou a porra do filme.
Eu como boa cinéfila e anestesiada, não costumo questionar a velocidade do filme. Vejo a porra toda e quando acaba, exprimo uma opinião.
Mas o Chris não é eu.
Ele tinha alugado Alexandre o Grande junto e quando viu q o ator principal tocou 2min e 47seg de punheta, ele se emputeceu e trocou o DVD.






Ah! Mais uma vez esqueci de dizer quem participa, né?! Desculpem. Comecei nessa nova função há pouco...
Bom, Selton Mello, Raul Cortez (q Deus o tenha!), Caio Blat (só no finalzinho), Simone Spoladori e outros q não sei o nome mesmo.




O filme é de Luiz Fernando Carvalho - lembrem-se de nunca mais pegar filmes dele, hein?! - que na minha opinião, saiu direto da década de 60 e caiu de pára-quedas em 2006.
O cara não fez um filme!
Ele juntou poesia, fotografia, sexo (punheta é sexo?) e atores + música e alguma dança.
Mas antes, ele tomou um ácido de 2 anos de duração. Ficou muito doido e começou a rodar o filme. Eu posso até suspeitar, q de vez em quando, ele tomava a câmera da mão do cameraman e ficava lá viajando e filmando.


Eu diria q o filme pulsa!
Pulsa, porque quando por exemplo o cara está na punhetação, ele filma o mamilo arrepiado do Selton Mello. Talvez se eu não tivesse fumado aquele antes de ver (sim, eu quis estar exatamente igual àquele dia em q fui p/ a casa do Chris), já teria desligado e mandado Luiz Fernando e sua trupe se foder. Mas eu tava chapada de novo! E imbuída do sentimento de tu é ruím, eu sou pior!, vi até o fim.
Fim? Que fim?? O filme não acaba!
Fala, fala, fala, viaja, devaneia, divaga, baba, grita, chora, declama, mas não acaba. Teve uma hora, q o contador do DVD zerou! Eu que já tava doidona, achei q fazia parte da viagem e daí, comecei a observar o contador. Lórrico q ele não contava porra nenhuma. Deve ter sido a fumaça! Ele se arrastava mesmo. Pronto! Entrou no clima da porra do filme!


Mas o filme! Volta Engraçadinha! É baseado na parábola do filho pródigo.
Só que o filho pródigo de verdade, deu desgosto material além do emocional, p/ quem conhece a história.
E o filho em questão, até incesto cometeu. Bicho... mas até ele chegar no incesto...
Putaqueoparilll!
Se arrasta... tem muito lance de close, mostra em close a mãe fazendo cosquinhas embaixo da coberta no filho e os diálogos? Não. Esses são um show a parte.
Umas frases compridas... que só Selton Mello mesmo, prá colocar aquilo numa frase e ainda por cima fazer sentido. Sim, porque não esqueçam, é poesia. Sem rima, mas é.
Tem q ser muito ator prá fazer um filme daquele e não morrer de vergonha. Sim, porque é tão elitista, tão inteligente e poético, que chega a ser ridículo. Vc fala: Ninguém diz isso. Tá! Mesmo que eu fosse viajandão, ninguém fala desse jeito!.
Aí vc se lembra q é um filme... e do Luiz Fernando Carvalho... tá bom! Está explicado!
Tem uma hora, que até o Raul se emputece e pede p/ o Selton Mello falar direito. Papo direto e reto. Aí ele não consegue. Pede perdão ao pai e diz q errou! Que quer arar a terra... Ah! Tenha a santa paciência!!!






Não que seja um filme ruim, realmente não é. Mas por favor, veja chapado, porque senão, vc não vai ver.
Demooooooooooooooooooooooooooora, se arrrrrrrrrrrrraaaaaaaaaaaaastaaaaaaaaaaa... que quando acabou, eu caí na gargalhada!
Morrendo de medo que Engraçadão chegasse (sim, porque já era noite) com Pacotinho e cortasse o clima - e acabou chegando. Ele não entendeu nada, quando eu caí na risada quando acabou o filme. Achou q eu tava doida. Já nem tanto, mas não me contive. Eu ri prácaralho, que nem conseguia falar!
Eu estava convencida, q o filme não ia acabar. E não ia. Eu ia ficar c/ a bunda sentada no sofá, vendo o filme p/ sempre. Seria isso.
Mas ele acabou. Bicho, acabou mesmo... estou inclusive no trabalho agora, fazendo esse post, ao invés de estar trabalhando!
Sim, o filme acabou. Acreditem!

Bom, esse filme é p/ ver ou sozinho ou sozinho.
Já q, se passou no cinema, foi só no circuito alternativo, em casa c/ a família é im-pos-sível!
Isso, se vcs não estiverem nesse momento apavorados, roendo as unhas, c/ a testa suando e tremendo. Vejam, depois me contem.
Ó, mas me xingar não vale, hein?!
Eu avisei.

0 comentários:

Linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...