Subscribe:

PORTIFÓLIO

Trabalho para disciplina de Introdução à Fotografia do 1º período de Publicidade e Propaganda mais Jornalismo. - 19/10/2012
 
Consistia em entrevistar ou escrever sobre a vida desse fotógrafo, apresentar para a turma e fazer um relatório sobre as impressões individuais de cada membro do grupo sobre esse personagem, no que ele veio a contribuir para a história da fotografia no Brasil ou no mundo.
O escolhido, foi William de Moura, fotojornalista que trabalhou no Infoglobo e Jornal O Dia, além de revistas ligadas ao Surf como Realce e The Best of Peace.
 
A apresentação para a turma se traduziu no vídeo a seguir:
 
 
Descritivo em duas laudas sobre as impressões  do fotógrafo:
William de Moura, começou sua carreira jornalística como aprendiz de laboratorista no Jornal O Dia, quando ainda era apenas um estudante entusiasta da fotografia.
Ao vislumbrar aquele admirável mundo novo do processo de revelação, luz, química, surgimento da imagem, viu ali a possibilidade de transformar o trabalho do fotógrafo imprimindo seu olhar sobre o material que era revelado. Ele limpava o cenário das fotos e “despoluía” a imagem em laboratório, o que já denotava seu talento ainda não descoberto.
Por fora e em decorrência de sua amizade com pessoas ligadas ao surf, tinha a informação privilegiada de onde apareceriam as melhores ondas e passava seu tempo livre atrás delas registrando as manobras radicais de seus amigos numa época, em que os jornais davam enfoque nenhum ao esporte; quando a prioridade era o futebol, o basquete, o vôlei, quiçá o tênis.
Surgiu então o convite para trabalhar no Jornal O Globo e a essa altura, William de Moura já atingira a maioridade e tornara-se um profissional de laboratório.
Em O Globo, com autorização do chefe de laboratório, podia usar recursos do jornal em seu tempo livre para revelar as fotos dos campeonatos que clicava nos finais de semana. Revistas como The Best of Peace, Fluir e Realce antecipadamente lhe haviam aberto as portas como fotógrafo, editor de imagem e editor de fotografia.
Fazendo barulho fora do jornal como fotógrafo renomado do mundo do Surf, o jornal começou a despertar interesse por esse esporte, promovendo-o à função de Repórter Fotográfico, além de comprar suas melhores fotos. Na verdade, era ele próprio quem informava quando haveriam campeonatos de peso, quais teriam as melhores promessas do surf e claro, onde estariam as melhores ondas.
Foi assim, que se abriu o segmento do surf nesse jornal de grande circulação criando uma tendência nos demais e hoje vemos inclusive cadernos dedicados ao esporte em época de temporada.
Longe de se ater apenas ao esporte aquático, William de Moura se mostrou um fotógrafo bastante versátil, cobrindo matérias policiais, publicitárias, de moda ou futebol.
Ganhou inúmeras capas, sempre se atualizou e por fim se destacou, pois para ele apenas o registro da notícia não era o bastante. Para o fotógrafo, imprimir poesia e nos surpreender com suas imagens era o principal objetivo.
Ele aprendeu tudo o que se podia a respeito de fotografia em sua época, usou seu conhecimento com maestria muitas vezes brincando com o olhar do espectador, fazendo-nos questionar se se tratava de foto ou pintura e pôde avançar para a tecnologia digital, tirando máximo proveito de seu conhecimento de luz e do conceito que dispunha da máquina analógica.
Ao entrevistarmos esse fotógrafo seu talento e genialidade nos pareceu indiscutíveis, uma vez que até a foto de um copo de cerveja sobre uma mesa se diferencia das demais.
Concordamos que seu olhar é outro, seu ponto de vista é apuradíssimo e ele realmente aplica seu aprendizado a seu favor, fazendo com que suas fotos soem como obras de arte.
Não houve divergência de opinião no grupo, sobre o trabalho de William de Moura.
* Na foto de William de Moura à direita, Ayrton Senna flagrado mergulhando no mar de Angra dos Reis (RJ). A foto foi feita com uma teleobjetiva e ganhou a capa do Jornal O Globo quando Ayrton se destacava como campeão de Fórmula 1.

0 comentários:

Linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...