Subscribe:

terça-feira, junho 28, 2011

Tá Combinado

Tá certo.

Ando preguiçosa e desleixada com o blog e odeio entrar aqui e ter que ficar me justificando, mas é que não anda fácil escrever de lugar nenhum.

Minha inspiração bate sempre após o último gole de café e nessa hora, eu costumo ver já do tronco, a quantidade de coisas que terei de fazer no dia. Daí que não tenho coragem de enrolar e escrever, como quando meu horário era mais folgado.

Então tá. A culpa é do Engraçadão! É isso!
Desde que ele foi mudado de horário no trabalho, isso vem acontecendo. E nos finais de semana já sabe né? Não rola nem por querer, que dirá sem querer. Nem espremendo, nem bêbada, nem chapada... nada.

Pulemos.

Plim.
 
A vida é muito esquisita. É um troço louco mesmo. Faz a gente se aproximar dos outros, nos afasta desses mesmos outros e se a gente não pega as rédeas, se a gente apenas se deixa levar pelas marés, nem se dá conta de que poderia ter feito tudo diferente.

Isso acontece principalmente nas famílias. Quantos pais e quantos filhos simplesmente não se dão?! Não têm afinidade alguma? Ou ainda, elegem seu preferido dentre os oito filhos e os outros sete que se lixem?

Bem comum. E o que a gente faz com toda a mágoa restante? E aquele famoso sentimento de que vc poderia ter feito diferente? Vai deixar passar? Vai se conformar que não era pra ter sido e simplesmente levar sua vida, ignorando aquele ente que deveria ser querido?

Eu juro, estou tentando.

Tenho mágoa, tenho raiva às vezes, ressentimento, falta de afinidade... tem horas que não tenho saco. Outras horas nem quero ouvir falar ou mesmo tenho saco para ouvir. Falta de afinidade mesmo, mágoas do passado... agora então que sou mãe e tenho oportunidade de comparar as coisas; principalmente agora que tenho a chance de renovar... olhar para trás pode ser demasiado custoso.

Mas... todo dia Deus nos dá a chance de escrever a própria história e dá a todos a oportunidade de acertar.

Muitas vezes acertar, está fora das convenções. O ser humano que carrega aquela culpa católica-apostólica-romana-bitolante é que teima em não ver isso.

Às vezes, acertar é educar o outro; ou se educar; ou ainda silenciar.

Acertar pode ser afastar-se para evitar um mal maior. Ou ainda, pegar aquela oportunidadezinha que surge, de falar e esvaziar seu coração, mesmo q o outro não entenda o q vc diz. Só que os ecos do tempo, sempre hão de se encarregar de repetir a mensagem latejante, até que ela entre devagarinho na cabeça e o faça pensar.

Tem gente que fecha os olhos e não quer papo com a verdade. Tem gente, que não admite a hipótese de que erra e falar, não é mesmo a melhor solução. Seria um confronto. Por isso, o amigo tempo precisa fazer seu trabalho de tic-tac. Esse trabalho é imprescindível. Afastar, para unir no futuro.

Eu, há muito que me enfiei debaixo do meu edredon imaginário e tenho seguido com a minha vida, deixando de lado os confrontos.

Tenho feito a vaquinha de presépio sempre q posso, para evitar falar o q penso. Há que se ter responsabilidade sempre. Para evitar magoar e para não destilar todo o veneno da minha cauda. Ou seria do meu rabo? Escorpião q sou...

Mas hoje, eu dei um passinho de formiguinha.

Hoje eu tive coragem de assumir minha condição de afastada. Hoje, eu aproveitei uma oportunidade contida numa frase e disse várias frases que estavam entaladas. Independente do resultado, o presente é que hoje, eu pude pegar as rédeas e aproveitar a pequenina oportunidade.

E isso é o mesmo que estar vivo em toda a minha pujança.
Exercer o direito de viver.
Abrir os olhos.
Optar consciente.
Agir.

8 comentários:

Ma Albergarias disse...

Um caminho de mil léguas, principia por um passo.
É dificil certas verdades serem ditas realmente e mais difícil ainda, que sejam absorvidas.
Por mais que o outro finja que não é com ele, no fundo, naquela hora em que ninguém esta olhando admite que sabe sim, que é com ele o babado.
É dificil e custoso.
Nada como fazer a sua parte e ir aos poucos esvaziando "o pote até aqui de mágoa..."

Faça o que sua consciência manda.
Ela é quem melhor pode te aconselhar. E não perca oportunidades , a vida é um sopro apenas...

LuSoares disse...

Nossa! Esse post foi pronfundo...pra colocar todo mundo pra refletir...
To refletindo...

Dani Antunes disse...

Tô até agora sem saber o que comentar... Sério.

Faço minhas as palavras da Lu!

;*

Morena disse...

Mais uma refletindo....
Ainda mais com toda a inspiração na fenomenologia ...
Beijos saltitantes
Boa semana a todos por aí

Pripa disse...

Vixe. Sei como é... apliquei isso com algumas pessoas, e nunca me arrependi, viu? =)

Unknown disse...

Tô morrendo de rir com a Ruiva depois da Morena. Só vc mesmo dona Pri...

Bj.

Lulu on the sky disse...

Todo mundo refletindo que vc falou. A vida proporciona aproximação e afastamento das pessoas. Posso lhe dizer que sofri com o afastamento de algumas pessoas, depois sobrevivi e percebi que essas pessoas não fizeram tanta diferença assim na minha vida.
Big Beijos

Pitanga disse...

Ei até ia refletir, mas aí tu falor em "pujança"... aí perdi a concentração! rs

Brincadeira!

Linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...