Subscribe:

sexta-feira, fevereiro 17, 2012

CARTA ABERTA À TUTTI

Se vc me perguntar como foi que eu conheci a Tutti, como foi a primeira vez que a vi, muito provavelmente não saberia dizer.
Ou saberia, agora tenho uma vaga lembrança... coisa dos meus já cansados neurônios!

Eu trabalhava ainda com o Português da Padaria, nos idos de 2006 e muito provavelmente toparia com a minha primeira proposta técnica por preparar. Alguém muito provavelmente já cansado de me explicar o processo de  maneira clara e eficiente, de forma que eu entendesse, me mandou falar com a Tutti, que fazia tal processo de olhos fechados. E foi assim que muito provavelmente eu liguei pra ela, ou fui lá em seu andar entender do riscado.

A Tutti é baixinha, ruiva, tem olhos lindos, um sorriso espontâneo e blábláblá, não dê atenção a nada disso! O que me fez querer ficar grudada na Tutti é a sua voz. A Tutti tem a voz dos contadores de história e coincidência ou não, ela é uma excelente contadora de histórias. Coisa que só fui descobrir mais tarde.

Sabe, eu sempre quis fazer um post sobre ela, porque não foi uma, nem duas, nem dez vezes que ela me ouviu, que trocamos histórias, almoços regados a risadas e tal. E eu me sinto tão imensamente próxima a ela e ela tem um magnetismo tão forte, que até Engraçadão sabe que ela é ela, mesmo a tendo visto apenas uma vez! Na vez em que fomos visitar a empresa com Dona Miúda.

Aliás, Miúda, foi uma homenagem que fiz pra Tutti. Ela teve uma gatinha chamada Miúda, que era uma verdadeira jaguatirica (não raro minha amiga aparecia no trabalho toda arranhada) e como a galega era pequetucha quando nasceu, então aproveitei para pegar o nick emprestado por tempo indeterminado. A Miúda original, está no céu dos gatinhos, a minha Miúda, ainda é baixotinha, mas gigante no meu coração.

Mas voltando à Tutti, não me perguntem como foi nosso primeiro diálogo. Nem qual a impressão que eu tive dela, porque eu não lembro. Lembro de ela falando pra eu ler umas normas que eu nunca li, achava aquilo tão chato e complicado, q anotei o q pude e depois fui fazendo. Mas sei que pegamos intimidade rápido, principalmente porque um dia ela me mandou um email dizendo que adorava gente que sabia falar palavrão. =B

Outros segredos foram revelados aos poucos. Ela tem livros publicados e ama escrever tanto quanto eu, ou até mais! E trocamos textos e risadas... tanto que a incentivei a escrever um blog para facilitar o intercâmbio, que mesmo eu demorando a aparecer, leio por empreitada. E não dá vontade de parar, porque ela junta crônicas, fotos, poesia e até algumas músicas.

Ali, nesse blog, a alma da Tutti se revela e só me acrescenta. E eu vejo como sou abençoada por ter alguém assim tão perto de mim. É mais uma das amigas que não perde uma boa piada. Até os palavrões cabeludos q eu solto sem querer, ela consegue transformar em motivo para mais gargalhada.

E a gargalhada sonora, lá de dentro da Tutti...? Pessoas que sabem rir assim, vc pode confiar de olhos fechados! São pessoas que não camuflam, que se importam, que não escondem sentimentos e são pau pra toda obra. Às vezes trazem certo sofrimento na bagagem, mas estes lhes foram necessários para moldar sua personalidade e vitórias. A Tutti? Tem muito mais vitórias a contar.

Ela é aquela mãe que ia trabalhar fora e deixava o filho sozinho em casa, porque ou era assim, ou era assim que se sobrevivia. Foi só ela e ele. Passando muitas vezes por privações e outras tantas, por conquistas indizíveis.

O filho é um bem suscedido cartoonista (estou simplificando ao máximo e ela pode me corrigir pelo amor de Deus!), casado e pai daquele cotoquinho lindo de gente com nome de anjo. Aquele que a Tutti tentou rasgar papel para testar sua reação, inspirada pela propaganda de um certo banco, mas que o anjo, apenas ficou olhando pra ela, como que dizendo:
Tá louca vó?

A Tutti é criativa até dizer chega. Tem 32 primas. Tem olhos verdes ou azuis, uma voz linda e me fez chorar contando a saga de sua avó durante um horário de almoço. Ela não tem ideia do tamanho do rio que eu tive vontade de chorar aquele dia. Ela não deixou o rio transbordar, porque se deixasse, muito provavelmente voltaríamos de barquinho pra casa.

E eu sou é grata morrendo de medo. Porque um dia ela aposenta, ou eu saio por aquela porta sem mais voltar. Morro de medo, porque sei o que a vida caprichosa faz com certas amizades. A areia da ampulheta acaba e vai cada um pra sua estrada dourada.

Então eu peço à Deus, que mesmo que percamos a convivência diária, me permita ainda conviver com a Tutti. Ela é das poucas do time de amigas que quero manter até o fim dos meus dias.
























8 comentários:

Luiza disse...

Que linda homenagem.
ps.: Só pra constar, vc tb nao faz idéia quantos rios eu quase chorei ao ler seu blog. Me emociona muito a forma sicnera e criativa de revelar a sua vida. Comparo com a minha, as coisas que passo, e tb vivo me perguntando: O que será que Deus tem em mente pra mim?

Bjos querida.

Ma Albergarias disse...

Tirou o dia pra fazer a gente se emocionar.
Desculpa o sumiço, trabalaho pelas 4 cantos. Vida voltando ao normal, pós mudança. Afff tõ mega cansada mas, não de ler seus belíssimos textos. Arrazou!

Tatilda disse...

Buáááááááááááá
Como eu queria ter esse DOM com as palavras...rs
Que sorte da Tutti!
Beijos

Magui disse...

A glória da vida é ser o Tipo Inesquecível de alguém. Tenho certeza que você também é tão querida e admirada quanto ela. A sorte de ter uma amiga assim é inenarrável mas você conseguiu expressar muito bem sua amiga.

Fernanda Freitas disse...

Quanto privilégio: Ser do hall de quem cativa o infinito em Engraçadinha Espoleta. Que assim seja!

Lara Mello disse...

Admirável sua amizade e londo como fala dela ♥

Tutti disse...

Pronto! Agora que já chorei rios e cachoeiras com essa homenagem, estou em condições de agradecer. Não sei se sou isso tudo, mas me concentro pra ser pelo menos a metade. Gosto de pessoas e agradeço a Deus por ter muitas amigas e amigos. Mas sou daquelas amigas que se mantem distante. Não sou de visitar ou frequentar, mas com certeza podem contar comigo sempre. Engraçadinha e sua trupe vivem dentro do meu coração, principalmente pelo modo de viver. Adoro cada um e torço por todos.
Fiquei muito emocionada por ter me transformado em post (ainda viva!!). Falar de alguém depois que partiu é fácil. Difícil é abrir o coração enquanto estamos "de corpo presente" rsrsrsr
Obrigada Amiga! Isso é amizade!
ah! concertando o Bruno é Maquetista, formado em designe de Produtos e Desenho Industrial. O garoto é fera!!! rsrsrs
bjs a todos que também comentaram

Lulu on the sky disse...

Bela homenagem para sua amiga Tutti. Gostei.
Big beijos

Linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...