Subscribe:

segunda-feira, junho 18, 2012

HOJE, DIA 19 É DIA DE #CodeREDD NA LAPA


Luiz Guimarães
Antes de contar como eu fui parar quinta feira passada no encontro de blogueiros para a apresentação de um teaser da campanha do Code REDD em Botafogo, devo acalmar os corações dos aflitos que pensam que me juntarei ao rol profissional das lavadoras de cuecas domérdigas. Não é bem assim! Não sou louca, não rasgo dinheiro, sobretudo, não dou ponto sem nó!

Que eu escrevo há muito anos todos sabem, que eu flerto com o mundo internético inteiramente grátis, todos também sabem. Só que eu decidi ganhar dinheiro com algo que eu gosto de fazer, que envolva escrita, criação e algum tempo livre sem aquela rotina massacrante dos escritórios.

Miss Moura dando uma força
Foi assim, confiando no meu profissionalismo, que Miss Moura, que vem a ser minha irmã caçula, resolveu me incluir na campanha do Code REDD de maneira um pouco mais informal do que talvez tivesse incluído alguém da área.

Code REDD - Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação. - Propositadamente um código vermelho. Essa é o espírito!

A ideia é simples, devolver à natureza e às comunidades através da compensação de carbono, aquilo que foi detonado pelas grandes empresas/ indústrias. 

Esse projeto começou na África, em Durban, por uma empresa sem fins lucrativos - a Wildlife Works e têm se extendido mundo afora. Funciona de forma diferenciada. Não estamos pedindo para que as indústrias/ grandes empresas parem simplesmente de desmatar. Isso é ilusão! 
Ao contrário, através da venda de créditos de carbono, essas mesmas empresas se comprometerão a reverter  o mal causado aos povos dependentes das florestas em investimento nos locais desmatados. Sim, é uma questão econômica e a compensação de carbono dá um tratamento realista àquilo que é um problema econômico.
Então as comunidades que vivem das florestas, recebem em investimentos, em aprendizado de como conviver com a floresta de maneira sustentável, etc. Os países que poluem menos vendem créditos de carbono aos que poluem mais e desta feita, aplicam em investimento às comunidades de floresta. É um programa que funciona e dá resultados.

O objetivo atual é chamar a atenção das grandes empresas e chefes de estado presentes na Rio +20 para o problema do desmatamento nas florestas brasileiras e mata atlântica. 

E a culminância do projeto acontece amanhã na Lapa, à partir das 22:30h, onde os arcos serão transformados numa imensa tela de cinema. 


Eu estou emocionada por fazer parte dessa equipe. Nunca estive envolvida num troço desses antes. Tirar a bunda da cadeira é deveras reconfortante. Saber que eu estou lá na meiuca e não só discursando... deve valer alguma coisa né?!

Chris Mendes do It Blog
Então na quinta, tive a oportunidade de tomar chopp, bater papo, tirar fotos e conhecer gente nova, levar gente que eu já conheço pra esse meio para ser vista e interagir. Fiz isso com a Chris Mendes, que foi a única que pôde ir e que ficou absolutamente encantada com a iniciativa. 

É isso. Mais do que ganhar dinheiro, mais do que se divertir com o que se ama, quero fazer um trabalho que encante as outras pessoas. Sinto que nasci pra isso e por isso, agradeço todos os dias pelo fato de minha irmã ter me estendido a mão e estar me levando pro meio dessa campanha. 
Meninas da Casa Digital e @FuiObrigada
Estou começando com o pé direito, sobretudo, estou queimando etapas.

Obrigada a todos que participaram e mais ainda, obrigada aos que se encontrarão comigo na Lapa amanhã.
É possível dizer a todos que nós, cidadãos comuns somos conscientes e queremos parar o desmatamento. Temos o direito de manter a floresta viva e deixar esse legado pros nossos filhos.
Amém.

Visite a página do CodeREDD no Facebook e dê uma curtida se quiser!

3 comentários:

Tutti disse...

É isso aí amiga!
Aproveito para apresentar essa ONG
http://www.mecenasdavida.org.br/
é um pessoal super sério lá na Bahia. Eu os acompanho há bastante tempo e já sou até madrinha!
bjs e sucesso na campanha

Morena disse...

UHU!!!
Isso aí!
Vai dar certo!!! Se engajar em alguma coisa nos faz melhores!!!

Vou pensar em dar uma volta na Lapa =D

Beijos saltitantes
Boa semana

Lulu disse...

Que bom Engraçadinha! Fico feliz por vc e desejo sucesso pra vc nessa nova etapa de sua vida. Quanto ao título da minha postagem, não encontrei outro melhor hahahahaha
Big Beijos

Linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...