Subscribe:

quarta-feira, julho 25, 2012

QUEM SÃO OS HEROIS DOS SEUS FILHOS?


Hoje criança sabe q heroi é aquele troço da televisão e q é tudo de mentirinha né? Não adianta vc explicar a história antropológica dos super-herois q eles sabem q a aquela porra toda é feita no computador.
Então vc explica os poderes do photoshop... anyway! Não é nada disso...

A gente qdo tinha esse tamanho e era bestão, se espelhava nos nossos herois e queria imitá-los. Era um sotaque, um trejeito, uma maneira de ser... a gente copiava as pessoas q a gente admirava e isso, claro, compunha nossa personalidade, além de nos aproximar delas.

Isso continua acontecendo com as crianças, só que heroi pode ser qualquer um. Desde o que aparece nos filmes até pessoas q eles admiram. E meus filhos não são diferentes.
Até no que diz respeito a reproduzir falas, trejeitos e defeitos! E a gente como pais, fica nessa saia justa...

Sr. Cabeça de Bolinha está nessa. Se encanta com carinho porque dentro daquele leião existe um gatinho, então se enrosca na gente, beija, abraça e derrete tudo e todos a sua volta. Daí que um belo dia aparece em casa com uma cacoete esquisito, piscando sem parar, como se tivesse um tique nervoso ou cisco no olho. Do dia pra noite isso apareceu  do nada! Como lidar?

Problema neurológico? Rejeição a alguma negativa nossa? Ou seria mais uma daquelas manias que dá e passa? Detesto manias, mais ainda aquelas seguidas de micagens. Felizmente sou uma mãe observadora e pude constatar que esse era um caso clássico de micagem!

Pacotinho frequenta amigos muito queridos, onde mãe e filho possuem esse cacoete, embasados em histórico familiar. Sr. Cabeça de Bolinha se afiniza com aquela casa, ama aquela família e vinha frequentando junto do irmão. Então eles têm esse hábito de piscar repetidas vezes. Vem daí a micagem do Sr. Cabeça de Bolinha. Para ele, aquele jeitinho de piscar os olhos é bonito, porque ele se identifica com a mãe e com o filho, recebe carinho e amor deles, portanto, também eles são seus herois.

Mas mãe, não adianta gritar, não adianta mandar ele parar de piscar só porque ele não nasceu assim! Ele ainda não tem 5 anos completos. Isso claro, me deixava irritada e preocupada, de modo que passei a mão no telefone e liguei pro superpediatra.
Ele me lembrou dos tempos de gagueira (quando a criança até os 4 anos tem o raciocínio mais rápido que a língua e apresenta gagueira na fala) - que começou do dia pra noite e foi embora assim como chegou: do nada! - a orientação foi afastá-lo da família em questão. Putz! Isso é realmente um problema, porque ele adora ir pra lá!
Depois pediu que eu não tocasse no assunto por mais que o pisca-pisca persistisse. Ele que atendeu o Sr. Cabeça de Bolinha a poucos dias atrás, não acredita em problema neurológico, mas em imitação pura e simples. 

Então iniciei meu treinamento. Ele piscava e eu falava do tempo, ele piscava e eu oferecia água ou qualquer outra coisa; depois mandamos o gostoso pra casa do vô, que não apresenta nenhum tipo de cacoete e eu ainda não o peguei de volta.

Não é fácil. Requer paciência de Jó, mas é absolutamente normal os filhos se espelharem nas pessoas, para o bem e para o mal. Nós pais, devemos estar atentos, com uma memória tinindo a ponto de ligarmos os fatos, as pontas do quebra-cabeça e sem neurose, junto ao pediatra encontrarmos a melhor solução.

Não proibí Pacotinho de frequentar a família, mas pedi que ficasse atento ao tentar combinar as ligações pra lá, de preferência que conversasse comigo antes, para que eu possa distrair o irmão e ele não sofrer com sua ausência.

Quem sou eu pra dar conselho às mães, mas é importante antes de gritar e repreender a criança quando ela apresenta algum tipo de mau hábito, que se recorra antes ao histórico familiar, a seus hábitos no cotidiano e por fim, é sempre importante se aconselhar com um pediatra. A solução muitas vezes pode ser simples.

Bj na bunda!

1 comentários:

Lulu on the sky disse...

Ai como é complicado lidar com esses cacoetes das crianças não? Importante é ficar de olho, antes que vire um vício e no futuro possa prejudicar.
Big Beijos

Linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...